Glossário microbiologia
Aparelho de golgi: é um dos constituintes das células animais que intervém nos fenómenos de secreção. É constituído por um conjunto de cisternas e vesículas que constituem uma estrutura individualizada no interior do citoplasma. cisternas (ou sáculos) são estruturas membranosas alongadas e achatadas e constituem os seus elementos mais característicos.
Artroconídios: são formados por fragmentação das hifas em segmentos retangulares. São encontratos nos fungos do gênero Geotrichum, em Coccidioides immitis e em dermatófitos.
Ascos/Ascocarpos: (saco) é a estrutura produtora de esporos (possuem núcleo 2n). São estruturas complexas compostas por hifas entrelaçadas e firmemente compactadas (possuem 8 núcleos n).
Ascósporos: são formados no interior de uma estrutura especial denominada asco.
Bacilos: é usada para designar bactérias em forma de bastonetes, como cepas de Clostridium, Bacillus, Escherichia coli entre outros.
Bactéria: é um domínio de micro-organismos unicelulares, procariontes (desprovidos de envoltório nuclear eorganelas membranosas), antes também chamados Schizomycetes
Basidiósporos: é a denominação dos esporos produzidos sexuadamente por fungos do filo Basidiomycota.
Biofilmes: são agregados microbianos que se desenvolvem espontaneamente em qualquer superfície sólida em condições fisiológicas adequadas, e tem grande importância em várias atividades humanas como a saúde e a indústria.
Biossíntese: é um fenômeno em que são produzidos compostos químicos complexos, como proteínas e ácidos nucleicos a partir de reagentes mais simples, geralmente catalisados por enzimas. A biossíntese ocorre normalmente dentro dos organismos vivos e é uma parte vital do metabolismo.
Blastoconídios: também denominados gêmulas, são comuns nas leveduras e se derivam por brotamento da célula-mãe. As vezes, os blastoconídios permanecem ligados à