Glossário de Gestão Social
1. ECONOMIA SOLIDÁRIA
Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente.
2. COOPERATIVISMO
É a doutrina que preconiza a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas.
3. ASSOCIATIVISMO
O conceito de associativismo está relacionado à adoção de métodos de trabalho que estimulem a confiança, a ajuda mútua, o fortalecimento do capital humano, entre outros fatores. O associativismo e o cooperativismo são conceitos que apresentam correlação às definições dos capitais: humano, social e empresarial – fatores estes fundamentais para a promoção do desenvolvimento territorial.
4. COMÉRCIO JUSTO
O comércio justo surgiu em meados do século XX, nos Estados Unidos, e é definido pela WFTO – World Fair Trade Organization (Organização Mundial de Comércio Justo) como uma “parceria comercial, baseada em diálogo, transparência e respeito, que busca maior equidade no comércio internacional. Ele contribui para o desenvolvimento sustentável por meio de melhores condições de troca e a garantia dos direitos para produtores e trabalhadores marginalizados – principalmente do sul”.
5. ARRANJO PRODUTIVO LOCAL
Arranjos produtivos locais são aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais - com foco em um conjunto específico de atividades econômicas - que apresentam vínculos mesmo que incipientes.
6. CLUSTER
O termo Cluster em uma definição genérica, se refere a um grupo de atividades pertencentes a um mesmo setor, ou a setores conexos que se desenvolvem em conjunto. O termo originário do inglês, sugere a idéia de junção, união, agregação, integração.
7. TURISMO SOLIDÁRIO
O Turismo