Glossário de filosofia
A razão pode ser considerada como uma capacidade que o ser humano possui de organizar a realidade na qual ele vive, fazendo com que estas se transformem em uma coisa compreensível e capaz de ser organizado. A razão pode ser considerada também como aquela capacidade de organização e ordenamento das coisas de acordo com as suas próprias capacidades de serem organizados e ordenados, contudo, ainda sendo compreensíveis nelas mesmas e por elas mesmas, isto significa que as próprias coisas as quais organizamos já são racionais.
EXISTÊNCIA
O termo existência vem do latim existência. O termo designa o modo de ser do próprio existente humano, a realidade humana naquilo que tem de absurdo e de irredutível. O fato de existir, de viver. A vida, a realidade. O existencialismo, por exemplo, é o conjunto de doutrinas filosóficas para quais o objeto próprio da reflexão é o homem na sua existência concreta.
PERCEPÇÃO
Fenômeno complexo, através do qual o mundo exterior é apreendido e interpretado com sendo ordenado em totalidades. O conhecimento não depende tão inteiramente das sensações como à primeira vista pode parecer. "A sensação só se apresenta ao espírito de um modo altamente elaborado: sob a forma de construção mental. Os dados dos sentidos, as sensações, são apenas materiais para a construção intelectual. A mente humana unifica esses dados, impõe unidade à multiplicidade, integra-os num todo e, dando-lhes significação, cria os "objetos". Nessa redução da multiplicidade sensível à unidade, a verdadeira criação do espírito consiste justamente a percepção.
JUIZO
Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa, que possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento. E julgar é, nesse caso, estabelecer uma relação entre conceitos.
ÉTICA
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam