pequeno glossário de filosofia
Perplexo: (cs) adj. 1. Indeciso, hesitante. 2. Espantado, atônito. § per.ple.xi.da.de (cs) sf. (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o mini dicionário da língua portuguesa. Curitiba, Ed. Positivo, 2004, pág. 626. (6ª edição revisada e atualizada))
Epistemologia: (do gr. Epistêmê: conhecimento) Teoria do conhecimento. algumas de suas questões centrais são: a origem do conhecimento; o lugar da experiência e da razão na gênese do conhecimento; a relação entre o conhecimento e a certeza, e entre o conhecimento e a impossibilidade do erro; a possibilidade do ceticismo universal; e as formas de conhecimento que emergem das conceitualizações do mundo. Todos esses tópicos se relacionam com outros temas centrais da filosofia, tais como a natureza da verdade e a natureza da experiência e do significado. (...) (BLACKBURN, S. Dicionário Oxford de filosofia. Rio de Janeiro, Ed. Jorge Zahar, 1997, pág. 118.)
Crença: Crer numa proposição é tomá-la como verdadeira. Os problemas filosóficos associados a esse conceito incluem o seguinte: a tentativa de esclarecer se as crenças são diferentes de outros tipos de assentimento, como a aceitação; em que medida são possíveis graus nas crenças; compreender a forma como as crenças são controlada por fatores reacionais e irracionais; e descobrir suas ligações com outras propriedade, como a posse de capacidade conceituais e linguísticas. Este último conjunto de problemas inclui a questão de saber se é correto afirmar que os animais ou as crianças que ainda não adquiriram têm crenças. (BLACKBURN, S. Dicionário Oxford de filosofia. Rio de Janeiro, Ed. Jorge Zahar, 1997, pág. 82.)
Predisposição: Crer numa proposição é tomá-la como verdadeira. Os problemas filosóficos associados a esse conceito incluem o seguinte: a tentativa de esclarecer se as crenças são diferentes de outros tipos de assentimento, como a aceitação; em que medida são possíveis graus nas crenças;