Diagnostico situacional
Elaboração do diagnóstico situacional
CONCEITOS
O diagnóstico é um instrumento que permite o conhecimento profundo de uma realidade social, com vista a permitir um planejamento e uma intervenção para o desenvolvimento local.
O diagnóstico corresponde ao documento definitivo, que elenca todos os problemas e potencialidades sociais, dando pistas para um planejamento sobre a realidade social. Ele inclui avaliações qualitativas e quantitativas, e uso de metodologias participativas.
O diagnóstico deverá ser um instrumento dinâmico, participativo e que permite uma compreensão da realidade social. Deverá incluir a identificação das necessidades e a detecção dos problemas prioritários e respectivas causalidades, bem como dos recursos e potencialidades locais, que constituem reais oportunidades de desenvolvimento.
Aprofundar o conhecimento acerca de uma situação problema, é o primeiro passo para transformá-la.
De acordo com a nova PNAS de novembro de 2004, a necessidade da elaboração do diagnóstico situacional de todos os territórios, foi reafirmada e tornou-se portanto, imperiosa.
O diagnóstico tornou-se a base de compreensão de todo e qualquer território, e um elemento fundamental na elaboração e planejamento das políticas sociais.
O diagnóstico oferece suporte para elaboração de projetos de intervenção, PPAs (saúde, assistência social), ações, programas e projetos.
O elemento diagnóstico, é elaborado sobre uma realidade que se quer conhecer, para posteriormente intervir.
Exemplos de realidades: cidades, territórios, comunidades, distritos, etc.
Consideramos para efeito do nosso trabalho, a elaboração de um diagnóstico comunitário.
Comunidade: é um tipo especial de associação. É formada por um território (espaço físico), e por pessoas que nutrem identidades e sentimentos comuns em relação a demandas e necessidades.
Nas comunidades é facilmente percebido nas pessoas o sentimento de pertencimento ao