Psicologia
PEDRON, Ademar João. Metodologia científica: auxiliar do estudo, da leitura e da pesquisa. 6. ed. Brasília: Edição do autor, 2010.
1 CONCEITO DE RESENHA: “RESENHA CRÍTICA É A APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DE UMA OBRA E CONSISTE NA LEITURA, NA SINOPSE, NA CRÍTICA E NA FORMULAÇÃO DE UM CONCEITO DE VALOR DO LIVRO, (OU DO FILME) FEITOS PELO RESENHISTA.” (LAKATOS, Eva. Fundamentos de metodologia científica, p.217). Hoje, existe a profissão de resenhista.
É UM INFORME CIENTÍFICO, GERALMENTE USADO PARA DESCREVER, DE FORMA CRÍTICA, OS CONTEÚDOS DE UM LIVRO, DE UM TEXTO OU DE UM FILME.
2 FINALIDADE: A finalidade principal de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês (= com educação), sobre o assunto tratado no livro, evidenciando a contribuição do autor: Novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha apresenta uma sinopse do enredo fundamental da obra. Nosso professor de Metodologia da Pesquisa, Dr. Pedro Ribeiro de Oliveira, nos diz que a resenha é um "aperitivo" que eu apresento de um livro, para que as pessoas que o lerem sintam vontade de beber a garrafa toda ( = ler o livro todo).
3 IMPORTÂNCIA DA RESENHA: A resenha é de grande utilidade para os acadêmicos de graduação, de mestrado e de doutorado porque é um exercício de compreensão e de crítica dos livros ou dos filmes. E, em geral, é um ótimo meio utilizado pelos professores para levar o estudante a ler algum livro ou assistir a algum filme. É também um excelente meio que usamos para selecionar bem as obras para leitura e para a bibliografia em pesquisa. Por isso:
3.1 ACOSTUMAR-SE A LER AS RESENHAS QUE APARECEM NAS REVISTAS CIENTÍFICAS, porque é um ótimo meio de se estar atualizado com as últimas publicações dos livros na área de interesse nosso;
3.2 SABER SELECIONAR TAMBÉM DEVIDO À ENORME EXPLOSÃO DA LITERATURA TÉCNICA E CIENTÍFICA;
3.3 O RECURSO É NOS VOLTAR