Diagnostico Situacional
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL E POLITICA DE ATENÇÃO
PROFESSORA: JULIANA SALDANHA
ALUNA: MARIA DAS GRAÇAS ALVES DA SILVA
DIAGNOSTICO SITUACIONAL DO MUNICÍPIO DE OCARA.
OCARA / CEARÁ
MARÇO/2014
Diagnostico situacional do município de Ocara
A família brasileira tem passado por muitas transformações, acompanhando os acontecimentos históricos, econômicos, sociais e demográficos, acontecidos ao longo do último século. Cabe destacar que nas últimas décadas, as pesquisas sobre família vêm merecendo uma especial atenção por parte dos estudiosos no campo das Ciências Humanas. Segundo Samara (1987, p. 25), o debate recente em torno do tema família e as polêmicas que vêm despertando na sociedade atual fazem com que o interesse pela família como objeto de investigação, aumente cada vez mais.
Este aumento de interesse segundo Prado (1981, p.52), de uns quarenta anos para cá, vem crescendo em todos os setores do conhecimento, porém com ângulos de abordagens diferentes. Estas diferentes abordagens do tema família propiciam e fundamentam a reflexão sobre o tema: o que é família, por que a família é tão importante e qual o seu papel na sociedade. Essa preocupação crescente com o estudo sistemático da família, levando-se em conta que a família é uma instituição social fundamental, de cujas contribuições dependem todas as outras instituições, se justifica dada a importância do tema para se entender a natureza das sociedades, tanto no presente como no passado. (SAMARA, 1998, p. 7).
Buscar uma definição de família não é tarefa fácil, mas ao perguntarmos – e a família como vai? – e ao obtermos a resposta – vai bem, obrigado! – fica subtendido que qualquer indivíduo sabe o que é família, visto que a associação imediata é com um grupo de pessoas aparentadas e, também, porque somos parte integrante