concurso
120 Pegadinhas em Língua Portuguesa - Tudo Sobre Concursos
Freezer Horizontal 546L DA550B Dupla Ação Branco 110v Metalfrio eFácil Parcele Em Até 10x s/ Juros
CONCURSOS
COM INSCRIÇÕES ABERTAS
PREVISTOS
P/ OS PRÓXIMOS MESES
NOTÍCIAS
SOBRE CONCURSOS
DICAS
DE COMO PASSAR
MATERIAIS
& RESUMOS P/ ESTUDO
APOSTILAS
IMPRESSAS & DIGITAIS
CURSOS
PREPARATÓRIOS
SIMULADOS
QUESTÕES DE PROVA
MAIS
CONTEÚDO
Concursos > Materiais > Português > Como interpretar textos
Buscar
120 Pegadinhas em Língua Portuguesa
Pegadinha 1
Ela quer se aparecer.
Termo muito usado e completamente errado. Certos verbos são essencialmente pronominais como suicidar-se, por exemplo. Outros, porém, jamais podem ser usados com pronomes, como os verbos da dica anterior, simpatizar ou antipatizar.
Trazemos um desses verbos que jamais são usados com pronome, que é o verbo aparecer. Esse é um típico verbo intransitivo. Não admite voz reflexiva, objetos de espécie alguma. Não se pode aparecer ninguém e, também, aparecer a si mesmo. Escreve-se corretamente, assim:
Ela quer aparecer.
Pegadinha 2
São os banqueiros que acabam lucrando.
Neste tópico de dicas de português para concursos, a expressão é que não é genuinamente um verbo. Trata-se simplesmente de uma locução de realce, que a usamos, evidentemente, para dar destaque à ideia expressa na frase. Por tratar-se de um mero adorno frasal, essa locução é totalmente dispensável sem prejuízo para o sentido da oração. Exemplo: É os banqueiros que acabam lucrando. = Os banqueiros acabam lucrando. (A igualdade é de significação, é lógico.)
Apostilas Digitais e Impressas
Mais exemplos:
Só nós dois é que sabemos o quanto nos queremos bem. (Letra de canção portuguesa.) Seria ridículo dizer: Só nós dois somos que sabemos o quanto nos queremos bem. A frase original pode ser escrita, sem nenhum prejuízo para a sua significação: Só nós dois sabemos o quanto nos queremos