Glossário de filosofia
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2009 (Unidade 6 – p.180 – 200)
SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007 (Cap. 5)
SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007 (Cap.6)
A partir dos textos estudados, faça um glossário definindo os conceitos:
a) Conhecimento:
O conhecimento é o aprender por contemplação, as ideias. É o conhecimento que se da pela razão do homem, porque a razão do homem é capaz de aprender naturalmente a essência das coisas. Teria do conhecimento ou estudos das diferentes modalidades de conhecimento humano são: conhecimento sensorial ou sensação e percepção; a memória e a imaginação; o conhecimento intelectual; a ideia de verdade e falsidade; a ideia de ilusão e realidade; formas de conhecer o espaço e o tempo; formas de conhecer relações; conhecimento ingênuo e conhecimento científico; diferença entre conhecimento científico e filosófico, etc.;
b) Metafísica: A palavra metafísica foi empregada pela primeira vez por Andrônico de Rodes, por volta do ano 50 a.C., quando recolheu e classificou as obras de Aristóteles que, durante muitos séculos, haviam ficado dispersas e perdidas.
Os principais conceitos da metafísica podem ser assim resumidos:
Primeiros princípios: são os três princípios que estudamos na lógica, isto é, identidade, não-contradição e terceiro excluído. Os princípios lógicos são ontológicos porque definem as condições sem as quais um ser não pode existir nem ser pensado; os primeiros princípios garantem, simultaneamente, a realidade e a racionalidade das coisas.
Causas primeiras: são aquelas que explicam o que a essência é e também a origem e o motivo da existência de uma essência. Causa (para os gregos) significa não só o porquê de alguma coisa, mas também o que e o como uma coisa é o que ela é. As causas primeiras nos dizem o que é, como é, por que é e para que é uma essência.
A metafísica é a investigação