glossario logistica
Kanban - Que significa cartão em japonês, é um sistema utilizado para controle de entrada e saída de mercadorias. Cada cartão representa uma determinada peça ou material da linha de produção. Cada cor refere-se a uma fase do processo de produção. Neles também podem ser colocadas as indicações sobre as tarefas, como “para executar”, “em andamento” e “finalizado”.
Heijunka - É o nivelamento das quantidades e tipos de produtos.A programação da produção através do heijunka permite a combinação de itens diferentes de forma a garantir um fluxo contínuo de produção, nivelando também a demanda dos recursos de produção.
5Ss - O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. A convivência com os cinco sensos apresentados leva os indivíduos a compreenderem melhor o seu papel dentro de uma organização e os torna parte da pirâmide dos resultados alcançados, fazendo nascer a consciência de que é preciso ser disciplinado mesmo quando não há cobranças.
Poka Yoke - “à prova de erros” são mecanismos usados para colocar um processo completo à prova de erro. Idealmente, Poka Yoke assegura que as condições apropriadas existem antes de executar um passo do processo, impedindo que defeitos ocorram em primeiro lugar. Quando isto não é possível, Poka Yoke executa uma função de detecção, eliminando defeitos no processo o mais cedo possível.
Jidoka - Consiste em conferir ao operador a autonomia necessária para paralisar a máquina ou a produção em situações de defeito ou sempre que uma anormalidade for detectada.
PDCA - É uma das formas que a empresa tem para começar a gestão de qualidade é se preocupar