Glossário em logística
A finalidade dessa página é ajudar aos visitantes a tirarem dúvidas, quanto aos termos, siglas e expressões usadas normalmente nas diversas áreas de logística e administração. Essa página será freqüentemente atualizada.
Abastecimento – ato de suprir as necessidades materiais de uma empresa, comunidade ou indivíduo.
Acurácia de Estoques - relação entre o número de itens que não apresentaram incorreções e o número total de itens contados após a realização de um inventário. Algoritos - forma simplificada de resolver um problema; desenvolvidos para casos particulares de um problema; nem sempre são de uso geral.
Análise de valor - aplicação sistemática, asconsciente, de um conjunto de técnicas que identificam as funções necessárias, estabelecem valores para elas e desenvolvem alternativas para desempenhá-las ao mínimo custo; engenharia de valor.
Análise - processo que procura decompor um problema em problemas menores, gerar soluções para estes e combiná-los para a solução do problema original.
APS - Advanced Planning Scheduling ou Planejamento da demanda do suprimento, programação, execução avançada e otimização.
Assemble to order - só é fabricado por encomenda.
Auto Id - Identificação Automática.
Bar Code - código de barras.
Benchmarking - verificar o que as empresas líderes no seu segmento de mercado estão utilizando de processos e adaptar o modelo, de acordo com o seu dia a dia (próprias características).
Brainstorming (tempestade de idéias) - um grupo de pessoas tendo idéias sobre um determinado assunto ou problema, sem censura, com alguém estimulando a todos e anotando tudo falado.
Break-Bulk - expressão do transporte marítimo, significa o transporte de carga geral.
Brokerage Houses - empresas especializadas em intermediar afretamento marítimo. BTB ou B2B - Business-to-Business ou comércio eletrônico entre empresas.
BTC ou B2C - Business-to-Consumer