Exercicios Contabilidade
Segundo o CPC, o conjunto completo das demonstrações contábeis inclui:
-Balanço patrimonial ao final do período (BP)
-Demonstrações dos resultados do exercício (DRE)
-Demonstração das mutações do patrimônio líquido do período; (DMPL)
-Demonstração dos fluxos de caixa do período; (DFC)
-Notas explicativas;
-Balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado;
-Demonstração do valor adicionado do período (DVA).
2.Qual a finalidade das demonstrações contábeis?
As demonstrações contábeis tem a finalidade de mostrar a real situação patrimonial da empresa, ajudando os diversos usuários (sejam externos ou internos) na tomada de decisões.
3. Que demonstração contábil deve ser apresentada pelo regime de caixa?
A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) é a única que é apresentada pelo regime de caixa e não pelo regime de competência.
4. Como devem ser identificadas as demonstrações contábeis?
As demonstrações contábeis obrigatoriamente devem ser divulgadas anualmente. Elas devem ser identificadas claramente e diferenciadas de qualquer outra informação que conste no mesmo documento publicado. Além disso, existem algumas informações que devem ser divulgadas de forma destacada. São elas: O nome da entidade e qualquer alteração no mesmo desde o termino do período anterior, se as demonstrações se referem a uma entidade individual ou a um grupo de entidades, a data de encerramento do período de reporte, a moeda de apresentação e o nível de arredondamento dos valores apresentados nas demonstrações.
5. O que é um balanço patrimonial?
O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que mostra a situação financeira e patrimonial da empresa em determinada data. Ele se divide em três partes: o Ativo (bens e direitos), o Passivo (Obrigações) e o Patrimônio Liquido (diferença entre Ativo e Passivo). É uma posição estática por mostrar exatamente como o