Exercicios de Contabilidade
1.0-CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE
A Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica.
È uma ferramenta para o gerenciamento da evolução do patrimônio e, principalmente, para a prestação de contas.
Segundo D’AURIA (1958) contabilidade é ,“... a ciência que estuda, registra e controla o patrimônio e as mutações que nele operam os atos e fatos administrativos, demonstrando no final de cada exercício social o resultado obtido e a situação econômico-financeira da entidade”.
Enfim, a contabilidade tradicional é um sistema de informações e avaliação, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira física e de produtividade, decorrentes dos fatos e atos jurídicos praticados pela empresa.
Objetivo da contabilidade é demonstrar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões, tendo o patrimônio das empresas como seu objetivo de estudo.
Segundo IUDÍCIBUS (2010) ensina que: “... o estabelecimento dos objetivos da contabilidade pode ser feito na base de duas abordagens distintas: ou consideramos que o objetivo da contabilidade é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que, presumivelmente, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários, ou a contabilidade deveria ser capaz e responsável pela a apresentação de cadastros de informações totalmente diferenciados, para cada tipo de usuário”.
A Concessionária Ecovias dos Imigrantes S.A. (“Ecovias”) tem como objetivo social exclusivo a exploração, pelo regime de concessão, do sistema rodoviário constituído pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, de acordo com os termos de concessão outorgados pelo Governo do Estado de São Paulo. A Administração da Companhia é responsável pela elaboração das demonstrações