Proclamação da Independência
PEDAGOGIA
PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIATítulo do Trabalho
SANTA FÉ DO SUL
2014
FACULDADES INTEGRADAS DE SANTA FÉ DO SUL
mIRELLE BALBINO
RODERVANIA FAGUNDES
CELIANE NOBREGA
DAMARES NATIVIDADE
KAREN CAMILA
DANIELA CRISTINA
GISLENE TOFANELLI
PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA
Prof. Maria Alice
SANTA FÉ DO SUL
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 CAUSAS DA INDEPENDÊNCIA 6
3 REVOLUÇÕES E SUAS INFLUÊNCIAS. 7
4 DOM JOÃO VI E A REVOLUÇÃO DO PORTO. 8
5 DOM PEDRO I E O DIA DO FICO. 11
6 A INDEPENDÊNCIA. 13
7 O GRITO. 14
8 SIGNIFICADO HISTÓRICO. 15
1 INTRODUÇÃO
A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.
2 CAUSAS DA INDEPENDÊNCIA
A crise no sistema colonial decorreu pelo surgimento de novas ideias e pelas transformações econômicas e sociais, além do próprio desenvolvimento das colônias – resultado do investimento e das explorações realizadas pelos colonizadores –, gerando na população colonial, o sentimento de emancipação. Nos séculos XVII e XVIII, a Europa era marcada pela ascendência da burguesia ao poder, e vivia-se o Século das Luzes, o Iluminismo burguês – filosofia cultuada pelo racionalismo, que defendia a liberdade, a igualdade e a felicidade entre os homens, sendo assim, contrário ao Antigo Regime. Esse pensamento iluminista contribuiu para que houvesse a Revolução Industrial, a Revolução Americana e a Revolução Francesa.
A Revolução Industrial ocorreu por volta de 1760, na Inglaterra, modificando totalmente as relações econômicas, de modo que, os industriais desejassem o fim das colônias, para que estas pudessem consumir os seus produtos, além de fornecerem matérias-primas baratas, dando início ao capitalismo industrial.
Com a Revolução