A formacao do estado moderno
Moçambique proclamou a sua independência em 25 de Junho de 1975, após 10 anos de uma luta armada contra Portugal, potência colonizadora. A indenpendência de Moçambique surgiu fruto do contexto dos paises africanos que tiveram um passado colonial, cuja dominação variou de país para país, dependendo do poderio económico de cada potência colonizadora. Com a proclamação da independência nacional, Moçambique tornou-se num Estado Soberano, com a sua Constituição em República Popular. Foi nessa Constituição que o Comité Central da Frente de Libertação de Moçambique, definiu a natureza e o carácter de classe de Estado moçambicano, como sendo Operário-Camponesa, cuja economia foi de orientação Socialista, assente na ideologia do Marxismo-Leninismo. (CRM, 1975). Com o efeito, o presente trabalho visa abordar o tema sobre a A Formação do Estado Moderno do Pós Independência: Roptura ou Continuidade do Estado Moderno Colonial, período que vai de 1974 – 1975, falar das razões históricas e sócio-políticas do surgimento do Estado Moderno moçambicano, elementos de roptura e de continuidade entre o Estado Moderno Colonial e de Moçambique Independente.
1
A Formação do Estado Moderno do Pós Independência: Roptura ou Continuidade do Estado Moderno Colonial
2. Objectivos 2.1. Geral
Compreender as razões históricas e sócio-políticas da formação do Estado Moderno Moçambicano. 2.2. Específico
Identificar os processos para a proclamação da Independência; e Compreender a formação do Estado Moderno do Pós-Independência.
3. Revisão da literatura Conceitos: Estado – Segundo Balandier (1980:), é um agrupamento social que abarca a todos. Estado – é uma comunidade de cidades fixas num território em que se atribui a si proprio poderes politicos (Hobbes;2000:15). Estado –Nação – e uma sociedade linguística e culturalmente homogenea, e que se encontra dentro dos espaços físicos geográficos claramente definidos. Poder – De acordo com Balandier (1980:45 ), “é a capacidade de