Algoritmo e Programação em C
Um algoritmo é caracterizado por qualquer forma de resolver um problema de forma procedural a partir de padrões e regras. Veja um exemplo:
Cinco vezes cinco é igual ao número cinco somado cinco vezes.
5 X 5 = 5 + 5 + 5 + 5 + 5
Isso, de forma simples, é um algoritmo.
Algoritmo computacional
O algoritmo computacional se extende dessa idéia. É um programa que realiza procedimentos para solucionar um problema.
A diferença está na forma que isso deve ser feito. Algoritmos computacionais usam estruturas que ajudam o processador a chegar a um determinado resultado. Ou seja, o programador tem que realmente expressar como chegar ao resultado passo-a-passo, pois não existe o óbvio para o computador.
Para isso, define-se que para criar um algoritmo (programa) é apenas necessário três estruturas:
Estrutura de procedimento
Estrutura seletiva
Estrutura repetitiva
E, para isso, podemos também usar alguns paradigmas dos dias atuais, como a programação orientada a eventos e a programação orientada a objetos.
Introdução - C
C é uma linguagem de programação de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, de baixo nível e padronizada, criada em 1972, por Dennis Ritchie, nos laboratórios Bell, para ser usada no sistema operacional UNIX. Desde então, espalhou-se por muitos outros sistemas operativos, e tornou-se uma das linguagens de programação mais usadas.
C tem como ponto forte, a sua eficiência, e é a linguagem de programação preferida para o desenvolvimento de sistemas e softwares de base, apesar de também ser usada para desenvolver programas de computador. É também muito usada no ensino de ciências da computação, mesmo não tendo sido projetada para estudantes e apresentando algumas dificuldades no seu uso. Outra característica importante de C, é sua proximidade do código de máquina, que permite que um projetista seja capaz de fazer algumas previsões de como o software irá se comportar, ao ser executado.
C tem como ponto fraco, a