globalização
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ – CESI
CURSO GEOGRAFIA
JERISVAN BRITO DE OLIVEIRA
CARTOGRAFIA
Imperatriz- MA
2014
JERISVAN BRITO DE OLIVEIRA
CARTOGRAFIA
Trabalho Apresentado a Disciplina de Cartografia na Universidade Estadual do Maranhão – Uema, como requisito parcial para a fixação de conteúdo e obtenção de notas.
Orientadora: Prof° Fernanda Nunes
Imperatriz- MA
2014
História da cartografia no Brasil
Ao longo de quase quinhentos anos de história do Brasil, foi organizado um cronograma de acordo com um conjunto de características específicas da cartografia e da geografia, como também aspectos políticos e econômicos que influenciaram diretamente o desenvolvimento da cartografia brasileira. No inicio do século XX até 1993 foi caracterizado pela implantação e mudanças nas principais instituições constituídas no final do século XIX.
Entre os anos de 1934 até 1945, destacou- se a implantação do IBGE reflete o esforço governamental para o mapeamento de todo território brasileiro. A parti de 1946 até meados dos anos de 1969 marca o inicio do desenvolvimento tecnológico, envolvendo principalmente, a aerofotogrametria e o sensoriamento remoto, com a realização de cursos de aperfeiçoamento no país e no exterior. Nos anos de 1970 a 1989 é marcado pelo desenvolvimento da engenharia cartográfica e atuação de grandes projetos nacionais. Após 1990, com a introdução e um grande desenvolvimento das novas tecnologias do sensoriamento remoto, cartografia digital e sistemas de informações geográfica, ocorre um a grande dinamização e popularização da cartografia no Brasil.
No período do Brasil colonial a cartografia aparece pela primeira vez no planisfério de Juan de lá Cosa, de 1500, mostrando a Costa Norte até as proximidades da Ponta do Mucuripe (Ceará). O Brasil foi também representado na cartografia alemã, portuguesa e italiana, no