Caminhos do espiritismo
Texto publicado pela Federação Espírita
“Nascer, morrer, renascer, progredir sempre. Tal é a lei” (Allam Kardec)
“Fé inabalável só o é, a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da humanidade”
1. Espiritismo, o que é?
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, , contidos na obra de Allan Kardek, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, o Céu e o inferno e A Gênese.
É o consolador prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, “restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido”, trazendo, assim à humanidade, as bases reais para sua espiritualização.
2. O que revela
Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do universo, dos homens, dos espíritos e das leis que regem a vida.
Revela ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.
3. Qual a sua abrangência
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humano.
Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.
4. O que ensina (pontos fundamentais)
Deus é a inteligência suprema e a causa e a causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
O universo é criação de deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.
Além do mundo corporal, habitação dos espíritos encarnados (homens), existe o mundo espiritual, habitação dos espíritos desencarnados.
No universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: Iguais,