Apostila espiritismo
Mesmo entre as pessoas que se dizem espíritas, poucas conhecem realmente o espiritismo. A grande parte prefere ouvir dos outros, que ler as informações em fontes seguras. E, em se tratando de Doutrina Espírita, a fonte conhecidamente segura são as obras de Allan Kardec, conforme relacionamos no final desta apostila.
Talvez para muitos, a leitura de Kardec, logo de início, ofereça dificuldade, razão pela qual elaboramos esta apostila auxiliar para aqueles que estiverem decididos a estudar o espiritismo. No entanto as orientações aqui contidas NÃO DISPENSAM A LEITURA E O ESTUDO DAS OBRAS BÁSICAS DE ALLAN KARDEC, e se o leitor quiser realmente conhecer a Doutrina, terá que lê-las.
Por que conhecer o Espiritismo?
A maioria das pessoas, vivendo a vida atribulada de hoje, não estão interessadas nos problemas fundamentais da existência. Antes se preocupam com seus negócios, com seus prazeres, com seus problemas particulares. Acham que questões, como “ a existênciade Deus” e “ a imortalidade da alma” são de competência de sacerdotes, de ministros religiosos, de filósofos e teólogos. Quando tudo vai bem em sua vida, elas nem se lembram de Deus e, quando se lembram, é apenas para fazer uma oração, ir a igreja, como se tais atitudes fossem simples obrigações das quais todos têm que se desincumbir de uma maneira ou de outra. A religião para eles é mera formalidade social, alguma coisa que as pessoas devem ter e nada mais; no máximo, será um desencargo de consciência, para estar bem com Deus.
Tanto assim, que muitos nem se quer alimentam firme convicção naquilo que professam, carregando sérias dúvidas a respeito de Deus e da continuidade da vida após a morte. Quando, porém, tais pessoas são surpreendidas por um grande problema, uma queda finaceira desastrosa, a perda de um ente querido, uma doença incurável – fatos que acontecem na vida de todo mundo – não encontram em si mesmas a fé necessária, nem compreenção para