Analise de artigo sobre educação inclusiva
Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais na Educação Infantil. - Maria Teresa Brandão e Marco Ferreira.
Segundo os autores do artigo, Maria Brandão e Marco Ferreira, a inclusão é um direito fundamental que garante a educação para todos, por essa razão não pode ser negado independentemente das características, diferenças e necessidades próprias de cada criança.
A partir do conceito de inclusão é preciso respeitar as características pessoais para aceitar as diferenças, já que todos os alunos são únicos e é obrigação da escola se adaptar com isso. Todavia a inclusão leva também o ambiente de integração como indispensável à aprendizagem de todos com respeitando as diferenças.
A educação está sempre presente na maneira de agir e pensar, contudo é necessária a participação conjunta da família, professores e sociedade para esse processo ser bem sucedido.
A educação inclusiva traz vantagens para as crianças com necessidades educacionais especiais como ter contato e conviver com outras crianças, ter novas experiências de vida e poder aprender coisas novas.
Entretanto as vantagens não se restringem apenas a essas crianças, mas atingem as ditas como normais que aprendem a conviver com as diferenças e podem observar outros indivíduos que apesar das dificuldades podem obter sucesso. Além de atingir positivamente a comunidade e as famílias envolvidas.
Um problema das escolas inclusivas foi apresentado por pais de crianças com deficiências graves. Alegaram a perda de parte do apoio pedagógico e terapêutico e acabaram sendo isoladas, pela carência de técnicos e especialistas necessários.
Um dos tópicos do artigo fala sobre os elementos-chave para uma inclusão na educação pré-escolar. Mostra que há necessidade de as crianças estarem progredindo, evoluindo, adquirindo conhecimento, que sejam todas bem-vindas a escola e que os pais estejam satisfeitos para poder se dizer que o processo está sendo bem sucedido.
Brandão e Ferreira