Globalização
O termo globalização é um processo no qual, a distância em termos geográficos se torna num fator de mera relevância no que se refere ao estabelecimento e desenvolvimento de relações entre fronteiras. Assim todos os países a nível mundial podem estabelecer contacto entre si.
A globalização está relacionada também com a abertura dos mercados e das suas respetivas fronteiras, em resultado do acentuado crescimento das trocas internacionais de mercadorias, da intensificação dos movimentos de capitais, da circulação de pessoas e do conhecimento. Este processo é impulsionado pelo desenvolvimento dos transportes e dos meios de comunicação e também pela colaboração por parte do comércio e dos investimentos a nível internacional.
Apesar de ser geralmente apresentado como um conceito sobretudo económico, o fenómeno da globalização vai muito além desta dimensão, incluindo também a aproximação e mesmo integração global a nível cultural, social e político, formando aquilo a que vem sendo chamado por aldeia global.
Para Thomas Friedman (1999) a globalização significa “A integração do capital, da tecnologia e da informação para lá das fronteiras nacionais, criando um mercado global único e em certa medida, uma aldeia global”
Surgimento das novas tecnologias através da globalização e seu impacto na educação
A Globalização evoluiu bastante nos últimos anos devido sobretudo às TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e a Internet foi um grande impulso para o seu desenvolvimento.
As novas tecnologias também registam um desenvolvimento acelerado, pois todos os dias são produzidos novos telemóveis, televisões, computadores, etc, que são mais avançadas que as do mês anterior, da semana passada ou até mesmo do dia anterior. É incrível como hoje compramos uma máquina fotográfica por um determinado preço e na semana a seguir sai outra máquina melhor que a nossa e mais barata. Todos os dias são inventados novos aparelhos que não existiam,