Laboratório de Análises Clínicas
NÃO CONSIDERAR ESTA PÁGINA
1. INTRODUÇÃO
Dentro de um laboratório clínico destaca-se o Mapa de Risco, Procedimentos Operacionais Padronizados e quais os equipamentos necessários para a realização das atividades em laboratório e também os procedimentos clínicos viáveis de execução.
.
2. PROCEDIMENTOS CLÍNICOS
Coleta;
Parasitologia;
Microbiologia;
Urinálise;
Hematologia;
Imunologia;
Bioquímica.
3. EQUIPAMENTOS PARA ANÁLISES CLÍNICAS
Maca;
Cadeira para coleta;
Mobiliário;
Computador;
Impressora;
Geladeira;
Analisador hematológico;
Microscópio;
Homogeinizador;
Banho-maria;
Estufa/Autoclave.
Em todos os setores são necessários também os EPI’s, reagentes, vidrarias e outros materiais.
4. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP´s)
O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento que descreve o trabalho a ser executado, pois contém as instruções sequenciais das operações e a frequência de execução, especificando o responsável pela execução, listagem dos equipamentos, peças e materiais utilizados na tarefa, descrição dos procedimentos da tarefa por atividades críticas, de operação e pontos proibidos de cada tarefa, roteiro de inspeção periódica dos equipamentos de produção.
O laboratório deverá definir documentar e manter um programa para controlar os seus procedimentos e documentos pertinentes (livros, especificações, tabelas, gráficos, desenhos, pôsteres, regulamentos, normas, etc), seja de fonte interna ou externa, que fazem parte da documentação da Qualidade. A substituição é imediata e sua circulação sempre controlada. Tais procedimentos deverão ser sempre revisados (pelo menos anualmente, mesmo que aparentemente isto não se faça necessário).
Um