COMO MONTAR UM LABORATÓRIO DE ANALISES CLINICAS
1. Introdução
Um dos setores de investimento que mais cresce no Brasil nos últimos anos é o mercado de saúde, sendo uma boa pedida investir em um laboratório de análises clínicas. O sistema público ainda não cresce tão proporcionalmente quanto à população nacional, tornando este setor um local propício para investimentos privados com o retorno garantido das verbas investidas. Não é à toa que surgem hospitais particulares eventualmente, pois o setor médico brasileiro é carente de investimento e boas instituições. Uma das formas de investir no setor de saúde é montar um laboratório de análises clínicas. Claro que este empreendimento requer bastante estudo e um bom plano de negócios, mas pode ser uma ótima dica para investir no mercado. Em números, os usuários de tal empreendimento apenas tendem a crescer. Para se ter uma ideia, hoje contamos com 40 milhões de pessoas com planos de saúde no Brasil, ou seja, potenciais clientes em todas as cidades do país.
Este modelo de empreendimento está em um segmento delicado de administrar, mas bem lucrativo. É preciso ter conhecimento e seguir diversas normas exigidas pela Vigilância Sanitária, Conselho Nacional de Medicina e ter equipamentos de ponta, sendo preciso estudar bastante antes de se decidir por tal empreendimento.
Caso você esteja pensando em investir neste ramo, temos dicas de como fazer. Confira a seguir etapas que devem ser seguidas para se ter sucesso neste ramo de novo negócio.
1.1 Mercado
Existem no mercado muitos laboratórios com marcas consolidadas, o que exige dos novos entrantes um alto investimento na montagem do negócio e na construção de uma imagem de credibilidade. Essa é uma característica que não pode faltar em um laboratório de análises clínicas, tendo em vista a natureza do seu negócio, por essa razão o investimento em ações que contribuam para a construção de uma relação de confiança entre a empresa e o cliente é fundamental.