Globalização
Os países mais ricos têm comandado todo este processo de globalização e por isso os mais pobres terminam ficando às margens do processo, o que termina acarretando muitos problemas sociais nestes países, que estão localizados principalmente no hemisfério sul (América do Sul, África e Ásia).
Mas ainda assim é possível observar que algumas pessoas nunca perdem a esperança e buscam sempre viver da melhor forma possível como foi mostrado o exemplo dos rappers de Ceilândia-DF, que vivem com alegria apesar de todas as dificuldades encontradas por eles, sobretudo pelo fato de sua cidade ser pobre e não oferecer as melhores condições de vida.
Voltando à questão do domínio da mídia citado anteriormente, tem-se que ela sempre faz valer a sua vontade de modo que reforça suas ideologias; vende seus produtos de acordo com seus interesses; e estereotipam o povo como bem entenderem, assim como é feito com o movimento dos sem terra (MST).
De acordo com o intelectual brasileiro existem três tipos de globalização: a primeira mostra o mundo como nos fazem ver; a segunda é o mundo realmente como ele é; e a terceira é como o mundo deveria ser.