Shigeru Ban e Estruturas
Arquiteto: Shigeru Ban
• Biografia e bibliografia resumidas:
(por Frei Otto)
Shigeru Ban (arquiteto, inventor, pesquisador, engenheiro) é um mestre em construções tanto da antiga quanto da nova Escola Internacional Japonesa.
Ban faz experimentos com madeira, têxteis e papel. Ele visa desenvolver novas formas que sejam universalmente aplicáveis aos edifícios e que abrirão não só as portas para a construção industrial, mas também para o indivíduo que busca construir sua própria casa com a ajuda de sistemas simples, mas inteligentes.
Shigeru Ban se preocupa com a construção como um todo, e não está interessado apenas na chamada arquitetura bonita: prestar verdadeira assistência em casos catastróficos é muito mais importante para ele. Além disso, Ban sabe que soluções simples são muitas vezes mais difíceis de desenvolver, principalmente quando se quer utilizar materiais de baixo custo.
Embora seja muito fácil de fazer modelos de papel de casas, palácios, templos, piramides ou torres, poucos materiais limitam uma construção real. Quantas oportunidades teríamos se simplesmente pudéssemos ampliar os modelos!
Infelizmente, isso é impossível, mas Shigeru Ban encontrou uma forma muito próxima de consegui-lo em suas construções com papel. Para rotular Shigeru Ban como “o arquiteto de papel” , no entanto, não lhe faz justiça: ele é muito mais do que isso. Como um real artista construtor, ele sabe como usar as ciências de construção internacionais, permanecendo ancorado na tradição japonesa.
Aqueles que descansaram no tatame e visitaram templos japoneses e vilas com suas paredes de correr jamais se esquecerão daquela arquitetura: estabelecida em mini-
paraísos verdes , sempre iluminados e aperfeiçoados ao longo de sua evolução de dois mil anos. Hoje, é em grande parte substituída por uma arquitetura sem alma e externa de concreto, aço e vidro, concebida pelos arquitetos desprovidos de qualquer consciência sensual dos