Paper house
Fiquei decepcionado com a minha profissão ", diz o arquiteto Shigeru Ban na palestra de hoje, que ele deu em TEDxTokyo maio. Tanto quanto ele está preocupado, arquitetura perdeu o seu caminho. Shigeru Ban: abrigos de emergência feitos de paperShigeru Ban: abrigos de emergência feitos de papel "Estamos trabalhando para que as pessoas privilegiadas, para os ricos, para o governo e desenvolvedores. Eles têm dinheiro e poder, e aqueles que são invisíveis, assim eles nos contratar para visualizar o seu poder e dinheiro por meio de monumentos de arquitectura "Ban, em vez disso, comprometeu-se a criação de edifícios que podem realmente ser úteis -. Se eles são ou não equipamentos permanentes no horizonte.
Ban começou a experimentar com a construção de edifícios de tubos de papel em 1986, e ele continuou a testar novas idéias de forma e materiais desde então. Para Ban, a boa arquitetura deve responder a perguntas de utilidade e sustentabilidade ao mesmo tempo que se delicia com a estética. Surpreendentemente, dada a natureza aparentemente transitória de tantos de seus materiais escolhidos, os seus edifícios têm se mostrado de longa duração.
Ban não se preocupa com a ornamentação, em formas muito elaboradas ou alta tecnologia, se preocupa mais com a estrutura, materiais simples, criando novidades explorando a reelaboração do que já existe. Para Buck (6), o papel reciclado permitiu qualidade na criação de seus espaços além de ser um material alternativo que respeita a natureza e evita sua degradação, bem como interage com a preferência japonesa pelo uso de materiais naturais nas moradias. A fabricação é simples, explica