Sistema Digestório
Curso de Odontologia
Ciências Morfofuncionais Integradas II
Professora: Mariana Maneschy.
Equipe: Adnyane Rocha; Brenda Daniela; Camila Sagica; Carlos Carvalho; Paolla Kataoka; Sarah Fontes; Talita Souza.
Turma: OD2.
SISTEMA DIGESTÓRIO
24/04/2014
Belém – Pará
INTRODUÇÃO
O sistema digestório contribui para a homeostasia, decompondo alimentos em formas que são absorvidas e usadas pelas células do corpo. Além disso, absorve também água, vitaminas e minerais, e elimina resíduos do corpo.
Os alimentos que ingerimos contêm uma variedade de nutrientes que são usados para formar novos tecidos corporais e reparar tecidos danificados. O alimento também é vital para a vida, porque é nossa única fonte de energia química. No entanto, a maior parte dos alimentos que ingerimos consiste em moléculas muito grandes para serem usadas pelas células do corpo. Consequentemente, os alimentos menores precisam ser decompostos em moléculas menores o suficiente para entrarem nas células do corpo, um processo conhecido como digestão. Os órgãos que participam da decomposição do alimento – coletivamente chamados de sistema digestório – são o foco deste trabalho.
O trato digestório e glândulas anexas constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrointestinal. As estruturas do trato digestório incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. As glândulas anexas são as salivares, pâncreas e fígado.
SISTEMA DIGESTÓRIO
Visão Geral do Sistema Digestório Dois grupos de órgãos compõem o sistema digestório: o trato gastrointestinal e os órgãos acessórios da digestão. O trato gastrointestinal, ou canal alimentar, é um tubo continuo que se estende da boca até o ânus, passando pelas cavidades torácica e abdominopélvica.Os