globalização
Com a origem dessa inovação muitos historiadores acreditam ter iniciado no século XV e XVI, Pelo motivo das embarcações marítimas para viajar de um continente para o outro, com isso os europeus estabeleceram uma relação culturais e comerciais com outros continentes, porem a partir do século XX a globalização começou a aumentar após a queda socialista no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém-saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Com isso, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc.
Outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Opta por países onde a mão de obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
Dentro deste processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros, neste contexto, surgiram a União Europeia, o MERCOSUL, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec, estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si, desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais