globalização
Departamento de Administração
Disciplina: Gestão de Negócios internacionais
Professor: José Ricardo Leal Lozano
Alunas: Jessiane de Carvalho Martins Data: 05/03/2014
Graziele
RESUMO
Globalização e dotação de fatores
O estudo da Economia Internacional envolve todos os aspectos ligados a atividade econômica entre as nações. Suas regras de funcionamento, aspectos legais, trocas monetárias, fluxos de mercadorias e serviços, etc.
Com o fenômeno da globalização cada vez mais a interação e interdependência entre as nações torna premente o perfeito funcionamento destas relações e, neste sentido, a solução comumente adotada é a criação de organismos internacionais e supranacionais que intercedam no sentido de equilibrar estas relações e promover o desenvolvimento de todos os participantes.
O teorema de dotação de fatores indica que, se a produtividade for a mesma em ambos os países, o efeito do comércio traria a igualdade dos salários. Como notado acima, o teorema é algumas vezes usado para dizer que o comércio entre um país industrializado e um país em desenvolvimento reduziria os salários dos trabalhadores não-qualificados no país industrializado. No entanto, não é razoável assumir que a produtividade seria a mesma em um país em desenvolvimento de baixos salários e em um país desenvolvido de alto salário. Este estudo mostra as diferenças internacionais nos salários acompanham diferenças na produtividade (Tais discrepâncias foram provavelmente o resultado de de supervalorizações ou sobrevalorizações de taxas de câmbio, ou de inflexibilidades nos mercados de trabalho).
REFERENCIAL TEÓRICO
A globalização vem acontecendo, gradualmente, ao longo da história do homem, quando os países buscam expandir o mercado consumidor e obter matérias-primas e mão-de-obra, mais baratos, reduzindo os seus custos de produção, a fim de se tornar mais competitivos. Esse processo faz do mercado