Globalização
UNIÃO EDUCACIONAL DE BRASÍLIA (UNEB)
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
DISCIPLINA: Globalização e Blocos Econômicos
Professor: Wagner Leal Arienti
TRABALHO DE GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
DJOVANE DUPIM COSTA
JUNHO 2009 1. Globalização econômica
Origens
A globalização é um fenômeno capitalista e complexo, que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.
Conceito e avaliação
Apesar das contradições há um certo consenso a respeito das características da globalização que envolve o aumento dos riscos globais de transações financeiras, perda de parte da soberania dos Estados com a ênfase das organizações supra-governamentais, aumento do volume e velocidade como os recursos vêm sendo transacionados pelo mundo, através do desenvolvimento tecnológico etc
Além das discussões que envolvem a definição do conceito, há controvérsias em relação aos resultados da globalização. Tanto podemos encontrar pessoas que se posicionam a favor como contra (movimentos antiglobalização).
A Globalização é um fenómeno moderno dos nossos dias e que surgiu com a evolução dos novos meios de comunicação cada vez mais rápidos e mais eficazes. Existem aspectos positivos e negativos que podem ser considerados.
A globalização serve para os mais fracos se equipararem aos mais fortes pois tudo se consegue adquirir através desta grande autoestrada informacional do mundo que é a Internet. Outro dos aspectos negativos é a grande instabilidade econômica que se cria no mundo, pois qualquer fenômeno que acontece num determinado país atinge rapidamente outros países criando-se contágios que tal como as epidemias se alastram a todos os pontos do globo