blabla
Símon Bolívar, herói da independência colombiana, é também considerado herói na Venezuela, no Panamá e no Equador.
Com 49 milhões de habitantes, a Colômbia possui a terceira maior população da América Latina, depois de Brasil e México, e a segunda maior da América do Sul, depois do Brasil.
Bogotá é a quarta cidade mais populosa da América Latina depois de São Paulo, Buenos Aires e Rio de Janeiro.
A Colômbia possui a quarta maior população de língua espanhola do mundo, seguida de Estados Unidos, México e Espanha.
Na época da colonização espanhola, o território colombiano fazia parte do Vice-Reino de Nova Granada, que também compreendia a Venezuela, o Equador, o Panamá e a região noroeste do Brasil.
A independência de Nova Granada ocorreu em 1819, três anos antes da independência brasileira. Uma década depois, a Venezuela e o Equador se separaram, formando Estados independentes. O Panamá só se separou em 1903.
Você sabia que a Colômbia já foi chamada de Estados Unidos da Colômbia?
A bandeira colombiana possui três cores: amarelo, azul e vermelho. Amarelo: representa a riqueza de solo. Azul: simboliza os mares que banham território. Vermelho: significa o sangue derramado pelos heróis nos campos de batalha pela pátria e pela liberdade. Um detalhe: são as mesmas cores das bandeiras do Equador e da Venezuela.
O conflito mais duradouro da América Latina, entre os guerrilheiros de esquerda, paramilitares de direita e o governo, tem a Colômbia como palco.
A população colombiana é uma das mais etnicamente diversificadas da América Latina. Além de descendentes dos povos índigenas que habitavam o país antes do descobrimento da América, ela possui um grande contingente de pessoas de origem européia (espanhóis, na maioria) e africana.
Uma curiosidade interessante: você sabia que existe um estado colombiano (por lá conhecido como