globalização
CAPÍTULO 6
1) Relacione as ideias e reflexões discutidas nos capítulos 6,7,8. Do livro “Espaço, Tecnologia e Globalização”.
A comunicação internacional surgiu juntamente com a constituição dos estados nacionais burgueses, que exercem suas soberanias nos territórios.
Impulsionados por dois pensamentos, a saber: o Iluminismo e o liberalismo no século XVIII, decidem encurtar as barreiras da informação e da comunicação, afim de propagar suas culturas , aumentando assim o fluxo econômico e tornando-se cada vez mais dominantes no palco das realizações humanas. Alguns eventos marcaram e contribuíram para o desenvolvimento da informação e da comunicação, como por exemplo o advento do telégrafo que impulsionou as primeiras regulamentações internacionais , dentre elas a União Geral Dos Correios (1874). A esse contexto, acrescenta-se o trem como símbolo do Estado nacional Industrial. A primeira estrada construída pelos ingleses em (1830).
No século XIX, a Inglaterra já era a primeira grande potência Mundial, e onde se consolidou a comunicação com a construção do cabo submarino ligando Londres a Paris na década de 1850. O desenvolvimento da comunicação esta ligado diretamente à necessidade de soberania do Estado e a expansão do território proposta por Ratzel, disseminando-se assim a ideia das redes que “oxigenam” o território. A disseminação da comunicação e a tendência a torna-la mundial deixa de ser uma utopia e passa a ser uma possibilidade com o desenvolvimento da energia elétrica. É importante frisar que no século XIX inventaram-se os “News” ( jornais), e dissemina-se o ideal da informação instantânea. A indústria do cinema e da música dissemina e exporta uma cultura associada, sobretudo ao despotismo do consumo. As agências de notícias se disseminam pelo mundo no século XIX, tendo como precursores os países : França , Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos.