indice de péroxido
CURSO DE FARMÁCIA
DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE PERÓXIDO NO ÓLEO DE SOJA
Gurupi-TO
Dezembro/2012
DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE PERÓXIDO NO ÓLEO DE SOJA
Trabalho apresentado à disciplina de Análise de Alimentos, do Centro Universitário Unirg, curso de Farmácia do 6° período como requisito parcial de avaliação.
Profº:
Gurupi-TO
Dezembro/2012
1. INTRODUÇÃO
Óleos e gorduras têm um papel fundamental na alimentação humana. Além de fornecerem calorias, agem como veículo para as vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K1. Também são fontes de ácidos graxos essenciais como o linoleico, linolênico e araquidônico e contribuem para a palatabilidade dos alimentos. Os componentes mais expressivos dos óleos e gorduras são os triglicerídeos e suas propriedades físicas dependem da estrutura distribuição dos ácidos graxos presentes (CASTRO et al., 2004).
A oxidação lipídica é responsável pelo desenvolvimento de sabores e odores desagradáveis tornando os alimentos impróprios para consumo, além de também provocar outras alterações que irão afetar não só a qualidade nutricional, devido à degradação de vitaminas lipossolúveis e de ácidos graxos essenciais, mas também a integridade e segurança dos alimentos, através da formação de compostos poliméricos potencialmente tóxicos (RAMALHO et al., 2006).
A relevância da ingestão dos óleos vegetais na dieta humana, primordialmente como recursos alimentares provedores de energia, é indiscutível. Entretanto, o risco do desenvolvimento de doenças crônicas decorrentes de seu consumo inadequado, remete a um controle dos aspectos qualitativo e quantitativo dos óleos utilizados no consumo diário (DEL RÉ et al., 2006).
2. OBJETIVO GERAL
- Determinar o índice de peróxido da amostra de óleo vegetal através do método de titulometria.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
- Amostra do óleo 4,43g;