a arte da guerra
A questão principal da obra de Sun Tzu, é a Guerra, que é considerada pelo autor como uma questão vital ao estado; um assunto de vida ou morte, a estrada para sobrevivência ou para a ruína. Conseqüentemente, é imperativo que seja estudada completamente.
O texto mostra de forma clara o que de fato leva um adversário a ser vitorioso, ele também atenta para os erros cometidos por alguns administradores tentando fazê-los corrigi-lo e evitá-lo.
Para Sun Tzu a guerra é uma questão de vida ou morte. Assim, o autor afirma que existem cinco fatores fundamentais e as comparações destes fatores servem para averiguar os resultados de uma guerra. Esses fatores são: político; o tempo; o terreno; o chefe e a doutrina.
No que se refere ao fator político, o autor observa que, a política representa a real causa das pessoas para estarem em paz com a regra delas de forma que todos a seguirão e sem medo de qualquer perigo.
O Tempo é o segundo fator observado por Sun Tzu. Como o próprio nome diz, o tempo é noite e dia, frio e calor, dias bons e ruins e mudança de estações.
O Terreno também é um fator importante para ser observada na guerra, pois ele representa as distâncias, no chão que é atravessado com facilidade ou dificuldade e para se estar aberto ou fechado e influenciar suas chances de vida ou morte.
O Chefe é o terceiro fator demonstrado por Sun Tzu. Esses indivíduos representam as virtudes da sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e exatidão.
E por fim, o último fator observado por Sun Tzu, a Doutrina. Esta representa o método e disciplina a disposição do exército, as graduações de postos entre os oficiais, os regulamentos de rotas de provisão, e a provisão de materiais militares para o exército.
Estes cinco fatores devem ser familiares a cada General, quem os conhecer será vencedor. Pode-se comparar o primeiro, o fator político a algum fator dentro de uma empresa, que é a razão da