Globalização
• Globalização é um estágio de expansão do capitalismo que é um resultado dos grandes avanços onde tudo é muito dinâmico. A Globalização causou em um grande crescimento dos fluxos de capitais e de mercadorias.
• A expansão histórica seria que as empresas começaram a crescer o que causava muita concorrência entre elas. Por isso, necessitavam buscar novos mercados para que pudessem escoar seus produtos procurando assim , muitos países periféricos. Esse procura por novos mercados, contribuiu muito para a industrialização das economias emergentes.
• Com os avanços tecnológicos o dinheiro se tornou virtual e essa transferência volumosa de dinheiro de um lugar para o outro se tornou muito mais dinâmica e rápida. O capitais especulativos no curto prazo também são afetados por essa dinamicidade e os avanços tecnológicos.
• Analisando Capital produtivo X Capital especulativo . Observamos que o capital produtivo possui um envolvimento com o território onde se instalam já o capital especulativo não existe envolvimento nenhum .
• Já analisando os fluxos de mercadorias estes são bem menos velozes que os fluxos financeiros pois as mercadorias são bens materiais que necessitam de um transporte para se deslocarem de um lugar para o outro .Isso também ocorre com o fluxo de pessoas.
O regime de acumulação Fordista
• O regime de acumulação fordista, é uma teoria regulada pelo keneysianismo serve de explicação para a expansão capitalismo após a 2ª Guerra Mundial .Até a 1ª Guerra Mundial existia o regime de acumulação extensiva onde existiu uma expansão das indústrias e produção o que ocorria de maneira lenta.
• Quando Ford começou a colocar em prática as teorias de Taylor em sua fábrica de automóveis sobre uma nova revolução começou a ocorrer. Essa revolução começou a se espalhar de maneira muito rápida pelas indústrias norte-americanas o que acabou exigindo uma expansão dos das demandas por produtos (uma inadequação no regime de acumulação