Globalização e o sistema penal na criminologia
Criminologia
Professor
O Terrorismo pode ser nomeado como um método que consiste no uso da violência , física ou psicológica, por indivíduos ou grupos políticos causando às vítimas terror, medo. Guerras são um dos mais citados exemplos de terrorismo.
Podemos, dar as seguintes definições sucintas de terrorismo
1) Terrorismo físico - Uso de violência, assassinato e tortura para impor seus interesses.
2) Terrorismo psicológico - Indução do medo por meio da divulgação de noticias em benefício próprio.
3) Terrorismo de Estado - Recurso usado por governos ou grupos para manipular uma população conforme seus interesses.
4) Terrorismo econômico - Subjugar economicamente uma população por conveniência própria.
5) Terrorismo religioso - Quando o incentivo do terrorismo vem de alguma religião.
GLOBALIZAÇÃO
Na dimensão ideológica a globalização pretende edificar- se no arenoso terreno de barreiras e proteções, engendraria um mercado mundial auto regulável desencadeando o crescimento de todo o planeta produzindo a liberdade necessária para o desenvolvimento das atividades mais rentáveis e provocando uma nova distribuição internacional do trabalho que beneficiaria a todos
CRIMINALIDADE
O avanço da criminalidade tem seguido os padrões de avanço tecnológico e econômico decorrentes da globalização, trazendo à tona a discussão acerca dos métodos e procedimentos de punição de uma nova classe de criminosos, bem como da contenção e prevenção da macrocriminalidade.
O crime de terrorismo tem crescido no mundo todo, o que acentuou a necessidade da cooperação entre os países a fim de reprimir esse tipo de delito.
MACRO E MICROCRIMINALIDADE
A macrocriminalidade, diversamente da microcriminalidade, que se constitui como o somatório dos delitos individuais, configura-se pela existência de blocos de criminalidade, tendo o lucro como único objetivo.
As formas de expressão da