GLOBALIZAÇÃO: A DIALÉTICA DO MULTICULTURALISMO
Resumo: As mudanças no cenário internacional ocorrem de maneira acelerada e contínua, reconfigurando as relações entre os povos constantemente. A partir da compreensão do complexo fenômeno da globalização, o principal objetivo deste artigo é analisar as relações entre os mais diversos atores que compõem o cenário internacional global e contribuir para o debate acerca da questão de identidade cultural nas relações internacionais e na reformulação da identidade dos povos.
Palavras-chaves: Globalização; Multiculturalismo; Brasil.
Introdução
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o conceito de globalização, analisando seus desdobramentos na configuração política, econômica, cultural e social do mundo contemporâneo. Artigo original
Hegemonia – Revista Eletrônica de Relações Internacionais do Centro Universitário Unieuro
ISSN: 1809-1261
UNIEURO, Brasília, número 5, 2010
O objetivo maior do estudo é compreender em que medida a globalização gerou o fenômeno do multiculturalismo, refletindo ainda sobre esse conceito e sobre as conseqüências deste fenômeno para o remodelamento das sociedades contemporâneas em meio ao processo de globalização. Busca-se também pensar a questão da ampliação dos diálogos e da diluição de fronteiras culturais decorrente da evolução das tecnologias da informação e sua influência na constituição do fenômeno multicultural.
A questão central do estudo refere-se, portanto, à articulação entre globalização e multiculturalismo, tendo como foco as seguintes indagações:
O que se entende por multiculturalismo e por globalização? Sob o prisma multicultural, que tipo de conflito surge no mundo globalizado e qual a sua relação com a emergência do multiculturalismo? E em que medida, dentre as crescentes interações culturais na era da globalização, a harmonia é capaz de reinar entre as culturas?
Para responder às questões propostas o trabalho será desenvolvido à luz das contribuições
de