globalizacao
INTRODUÇÃO
No contexto organizacional atual, as empresas buscam melhores tecnologias e desenvolvem ferramentas para facilitar a prática de seus processos mercadológicos.
Atualmente a Logística é uma ferramenta essencial no mundo globalizado, onde a tecnologia da informação está disseminada em todo o mundo e onde a comunicação permite a ligação simultânea de toda cadeia de distribuição. Dessa forma as empresas devem procurar o melhor nível de eficiência e eficácia possível, gerando agilidade e facilidade de seus processos.
O crescimento do sistema financeiro internacional constitui uma das principais características da globalização. A globalização remove as barreiras a livre circulação mercadológica, o que transforma as empresas em todo o mundo com vantagens e desvantagens praticamente iguais. O que vai diferenciar as organizações em todo o planeta será o seu poder de caminhar junto a novas tecnologias desenvolvidas dentro desse sistema.
O trabalho a seguir, mostrará a influência da globalização no sistema logístico de todo o mundo. Também mostrará o desempenho e a eficácia desse processo dentro e fora das organizações, através do estudo de caso prático ocorrido dentro de uma empresa.
1. GLOBALIZAÇÃO
Historia da Globalização
Globalização implica uniformização de padrões econômicos e culturais em Âmbito mundial. Historicamente, ela tem sido indissociável de conceitos como hegemonia e dominação, da qual foi, sempre, a inevitável e previsível conseqüência. O termo globalização e os que o antecederam, no correr dos tempos, definem-se a partir de uma verdade mais profunda, isto é, a apropriação de riquezas do mundo com a decorrente implantação de sistemas de poder.
A tendência histórica à globalização - fiquemos com o termo atual - é um fenômeno que, no Ocidente moderno, tem suas raízes na era do Renascimento e das Grandes Navegações, quando a Europa emergiu de seus casulos feudais. Paralelamente no início da