Globaliza O E Pacto Global
Uma outra iniciativa para tentar regular minimamente as multinacionais no ambiente de globalização são as diretrizes da OCDE para empresas multinacionais. A OCDE, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, é uma instituição antigovernamental que congrega entre seus membros os países mais desenvolvidos do mundo, além de alguns em desenvolvimento, como o México, com o objetivo de trocar informações e alinhar políticas para o desenvolvimento de seus membros. O Brasil aderiu aos princípios apesar de não ser membro da OCDE.
Esses princípios colocam que as multinacionais devem: 1. Contribuir para o progresso econômico, social e ambiental com o propósito de chegar ao desenvolvimento sustentável.
2. Respeitar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente entre os afetados pelas atividades da empresa.
3. Estimular o fortalecimento das capacidades locais, através de uma estreita cooperação com a comunidade local, incluindo interesses empresariais, bem como a expansão das atividades da empresa nos mercados domésticos e internacional, compatíveis com a necessidade de boas práticas comerciais.
4. Incentivar a formação do capital humano, criando em particular oportunidades de empregos e facilitando o acesso dos trabalhadores à formação profissional.
5. Abster-se de procurar ou aceitar isenções que não constem no quadro estatutário ou regulamentar em relação aos direitos humanos, ao meio ambiente, à saúde, à segurança, ao trabalho, aos impostos, aos incentivos financeiros ou a outras questões.
6. Respaldar e manter bons princípios de governança corporativa, desenvolver e aplicar boas práticas de governança corporativa, através dos grupos corporativos.
7. Desenvolver e aplicar práticas autorreguladoras eficazes e sistemas de gestão que fomentem uma relação de confiança mútua entre as empresas e as sociedades nas quais realizam suas operações.
8. Promover a sensibilização dos trabalhadores e o cumprimento da