Globalização
Unaerp
Curso Superior de Tecnologia em Logística
Comércio Nacional e Internacional
Globalização
Geovane R. Nascimento
RA.:
Prof.: Basiliano L. Ribeiro
Guarujá, 27 de novembro de 2013.
São Paulo.
Globalização
Globalização é o aumento da integração e da interdependência das economias capitalistas que vem ocorrendo progressivamente.
Integração: trata-se do aumento das ligações econômicas, sociais, políticas e culturais entre países e continentes, eliminando gradualmente as restrições impostas a circulação de mercadorias, serviços, moeda e pessoas entre as nações.
Interdependência: diz respeito ao fato de acontecimentos sociais, econômicos e políticos de um país pode afetar a realidade de outros países por causa de suas relações em geral.
As principais características da globalização são: notável aumento da concorrência comercial mundial; aumento do fluxo de troca de informações e ideias acompanhando a evolução da tecnologia; universalização do acesso aos meios de comunicação cada vez maior a medida que a tecnologia se expande entre as populações; acesso instantâneo à novas tecnologias e medicamentos lançados em “qualquer parte do mundo”.
Histórias da Globalização
Para o geógrafo Milton Santos (1926-2001), a globalização teria começado com as grandes navegações do século xv, através da circulação de mercadorias e inicio da internacionalização da economia. Mas para o sociólogo Octávio Janni (1926-2004), ela teve seu início após a Segunda Grande Guerra com os acordos de Bretton Wood em 1944, que originou o FMI (Fundo Monetário Internacional) e inicia a universalização do dólar, tornando-se a moeda internacional oficial.
Entretanto, é notável a aceleração do processo de globalização após a Segunda Guerra Mundial, ou Segunda Grande Guerra e as razões foram: a internacionalização da moeda oficial de troca, o dólar; o grande desenvolvimento e divulgação da tecnologia de comunicação e