Glicídios
Os glicídios ou carboidratos são elaborados pelos vegetais clorofilados, a partir da água e gás carbônico durante o processo de fotossíntese.
Cn(H2O)n
Fórmula geral dos glicídios, na qual n refere-se ao número de átomos de carbono da cadeia principal.
Classificação
Os glicídios são classificados basicamente pelo tamanho de suas moléculas em:
Monossacarídeos ou oses (do grego monos: um, e do latim saccharon: açúcar):
São os glicídios mais simples, não sofrem hidrólise (quebra), formam cristais e são solúveis em água. Sua fórmula geral é Cn(H2O), em que n varia de 3 a 7. O nome dado aos monossacarídeos diz respeito ao número de átomos de carbono da molécula: triose: Monossacarídeo com 3 átomos de carbono (C3H6O3) tetrose: Monossacarídeos com 4 átomos de carbono (C4H8O4) pentose: Monossacarídeos com 5 átomos de carbono (C5H10O5) hexoses: Monossacarídeos com 6 átomos de carbono (C6H12O6,) heptoses: Monossacarídeos com 7 átomos de carbono (C7H14O7)
Os mais importantes para a Biologia são:
1. pentoses: ribose do RNA e desoxirribose do DNA.
2. hexoses: glicose (dextrose), frutose e galactose.
3.
Oligossacarídeos – osídeos (do grego, oligos: pouco):
São glicídios formados pela união de poucos monossacarídeos, através das ligações denominadas glicosídicas.
Os mais importantes são os dissacarídeos, formados pela união de duas hexoses. Formam cristais, são solúveis em água e são hidrolisáveis. Principais dissacarídeos: maltose: glicose + glicose (açúcar típico de vegetais) sacarose: glicose + frutose (açúcar da cana) lactose: glicose + galactose (açúcar do leite)
Polissacarídeos:
São glicídios formados pela união de grande número de monossacarídeos, através das ligações glicosídicas. Os mais importantes são os polímeros da glicose ou seja, aqueles formados por várias moléculas de glicose.
Celulose: Encontrada principalmente nos vegetais, participa da constituição da parede celular.
Quitina: Ocorre na parede celular dos fungos e no exoesqueleto de artrópodes, como