Glicidios
Bom, em nosso trabalho vamos falar sobre os glicídios, que são carboidratos, que são muito falados para quem cuida bem de sua alimentação ou praticam atividades físicas. Os glicídios que também são conhecidos como açúcares, tem como sua função principal, transmitir energia para o nosso corpo.
É importante lembrar que os glicídios são formados basicamente pela associação de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, sendo que também podem contem outros elementos em sua constituição como nitrogênio, fósforo ou enxofre.
Os glicídios são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos que vamos citar os conceitos e as definições no decorrer do trabalho.
Funções dos Glicídios
Lembrando que os glicídios são carboidratos que também podem ser conhecidos como açúcares que possuem algumas funções que são as funções energética, estrutural, genética e de reserva.
Energia: Os glicídios são as primeiras e principais substâncias a serem convertidas em energia nas células, por isso são consideradas as principais fontes energéticas dos seres vivos, sendo que a fonte de energia mais usada é a glicose.
Estrutural: Estão presentes em vegetais e também nos Artrópodes, nos vegetais podem ser encontrados alguns tipos de carboidratos na celulose fazem parte da composição da parede celular, já nos artrópodes podem ser encontrados na quitina que forma o exoesqueleto dos mesmos.
Genética: Estão presentes na composição dos ácidos nucleicos no RNA (ribose), e no DNA (desoxirribose).
Reserva: Armazenado em animais e vegetais.
Classificação dos glicídios
Monossacarídeos: São glicídios que possuem um menor número de átomos de carbono em sua molécula. As vantagens dos monossacarídeos é que são os mais simples dos carboidratos, não sofrem hidrólise, formam cristais, são solúveis a água.
Oligossacarídeos: São os carboidratos compostos por ligações glicosídicas através de poucos monossacarídeos. Os oligossacarídeos são