canhao de mola
O presente trabalho consiste no estudo do lançamento de um projétil através da estrutura “canhão de mola”. No entanto, antes de abordar a o lançamento vamos entender alguns tópicos que tornam possível esse experimento.
1.1. MECÂNICA
A mecânica (em grego: Μηχανική, em latim: mechanìca, ou arte de construir uma máquina) é o ramo da física que compreende o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, e sua evolução no tempo, seus deslocamentos, sob a ação de forças, e seus efeitos subsequentes sobre seu ambiente.
A disciplina tem suas raízes em diversas civilizações antigas. Durante a Idade Moderna, cientistas tais como Galileu Galilei, Johannes Kepler, e especialmente Isaac Newton, lançaram as bases para o que é conhecido como mecânica clássica.
A mecânica clássica é composta pelo conjunto de três disciplinas, a estática, que estuda a causa dos movimentos (forças), a cinemática, que compreende o estudo do movimento, sem consideração das suas causas, e a dinâmica, que estuda o movimento com suas causas1.
1.2. GALILEU GALILEI
Galileu Galilei nasceu dia 15 de fevereiro de 1564 na Itália, era físico, matemático, astrónomo e filósofo, “talvez, mais do que qualquer outra pessoa, foi responsável pelo nascimento da ciência moderna”. Galileu começou pela Lei da Inércia e passou a investigações sobre a gravidade, conceitos de que necessitou para concretizar o seu objetivo, declarado só no fim da vida, de estudar o movimento de um projétil.
Antes de Galileu a ideia sobre os projéteis provinha de Aristóteles que tinha afirmado que o estado natural de um corpo era o estado de repouso e que, portanto, este apenas teria movimento enquanto sobre ele atuasse uma força ou impulso. Quando lançado, um objeto movimentar-se-ia então com a mesma velocidade numa trajetória retilínea até que o seu curso acabasse, caindo então em linha reta na vertical.
Começou a avaliar então que o movimento era feito em duas direções, uma vertical e uma