Construção de um canhão de mola
TRABALHO DO 2º SEMESTRE ENGENHARIA MECATRÔNICA UNIP
OBJETIVO: A proposta desse trabalho era desenvolver um protótipo funcional de um canhão de mola para estudo dos conceitos balísticos. O alvo de 0,60m de diâmetro, estava a 5m do lançamento, e o projetil foi bolinhas de vidro (bolinhas de gude). Quando recebemos os requisitos do projeto, mesmo sem o apelo eletrônico ou elétrico, já queríamos dar enfase a automação. Foi divertido aprendemos muito com esse projeto. Conseguimos colocar em pratica nossa teoria(pequena) de física, energia potencial elástica, gravitacional e cinética. Resolvi deixar registrado aqui nossas experiencias, para os futuros alunos, que terão esse desafio também, queria trocar ideias ou partir desse ponto e melhorar esse projeto. Quem se interessar nos arquivos ou mais detalhes entre em contato com a gente. Obrigado pela atenção e Viva viva!. E vamos sobrevivendo a engenharia juntos. OS PRE REQUISITOS: - Distância entre a base do canhão e o centro do alvo (bacia): 5 m; - Diâmetro do alvo (bacia): 0,65 m; - Inclinação máxima: 45°; - Comprimento máximo do tubo de alojamento do projetil: 0,30 m; - Altura máxima da base de sustentação do tubo de projetil: 0,30 m;
- Base em formato de quadrilátero ou circular
O PROJETO: O desenho abaixo mostra um detalhe geral do projeto, a inclinação do cano de disparo é dada por um servo motor (1), e para o gatilho foi utilizado outro servo motor (2), com auxilio de uma alavanca para uma vantagem mecânica.
O LCD: Nossa interface homem maquina, foi através de um display de LCD, mostrava o furo que o gatilho devia estar acionado, o quanto de energia potencial elástica tínhamos armazenado e qual a inclinação do cano de disparo.
O GATILHO: Essa foi a parte mais trabalhosa, aqui usamos nossa engenharia que pensamos