MANUAL DA APS 1 SEMESTRE
Engenharia Ciclo Básico – APS
Orientações para
APS
1º/2º Semestres de 2014
TEMA
PROPOSTA DO TRABALHO
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
APS – 1º/2º SEMESTRES – ENGENHARIA CICLO BÁSICO
TEMA GERAL:
“CONSTRUÇÃO DE UM CANHÃO DE MOLA”
1- Lançamento de projéteis (lançamento oblíquo)
O assunto lançamento de projéteis é bastante estudado no ramo da física chamado mecânica. Este tipo de estudo ou situação é muito usual em técnicas de guerra, em técnicas de lançamento de cargas por aviões (exemplo: missões humanitárias que desejam entregar mantimentos).
Neste tipo de movimento, admitimos que o objeto pode ser considerado como uma partícula pois suas dimensões são muito menores do que as distâncias percorridas.
Através dos conceitos cinemáticos do movimento, entendemos que a partícula que se move em lançamento oblíquo descreve dois movimentos indepedentes. Um vertical, no qual está sujeita a aceleração da gravidade e outro horizontal no qual a aceleração é nula, ou seja a velocidade é constante. A figura 1, mostra a composição vetorial da velocidade inicial V0.
Figura 1 – Composição vetorial da velocidade inicial V0
As componentes V0x e V0y podem ser calculadas se conhecermos o ângulo (ϴ) de inclinação entre V0 e o semi-eixo X positivo: Durante o movimento bidimensional, o vetor posição e a velocidade de lançamento do projétil mudam continuamente, mas o vetor aceleração é constante e sempre dirigido verticalmente para baixo. O projétil não possui aceleração horizontal.
Figura 2 – Trajetória do projétil da origem uma distância R.
1.1 - Movimento horizontal
Como não existe aceleração na direção horizontal, a componente horizontal Vx da velocidade de um projétil permanece inalterada e igual ao seu valor inicial V0x durante toda a trajetória. Ou seja, o movimento em x é uniforme (MU). Em qualquer instante t, o deslocamento horizontal do projétil em relação à posição inicial, Sx – S0x, é dado por:
Como , temos:
1.2 -