instalaçoes
Após isso, é multiplicada a quantidade de lâmpadas pela potencia de cada lâmpada. E assim, teremos a potência instalada.
Para dimensionar os condutores, são usados os métodos Seção Mínima, Capacidade Máxima e Queda de Tensão. E após analisar os resultados, vai ser escolhido o método que apresentar a maior seção do condutor. A Seção Mínima é de acordo a norma da ABNT 5410, que para iluminação a seção do condutor é 1,5mm2.
Para achar a seção pela Capacidade Máxima, é preciso usar a seguinte formula: Onde: = Capacidade Máxima = relaciona a temperatura ambiente = temperatura do solo = agrupamento
Para a Queda de Tensão, é usada a seguinte formula:
ΔV
Onde:
ΔV = queda de tensão (FALTA COLOCAR O QUE É) = voltagem ) é o somatório da distancia de todo o circuito, que sai do quadro geral passando por todos os pontos de luz e indo ate o interruptor.
O circuito 1, corresponde a iluminação da sala de jantar/estar, corredor, quarto 1, suíte 1 e sanitário 1.
Pela seção mínima, a seção é de 1,5mm2.
Pela Capacidade máxima: vai ser um, pois consideramos a temperatura de 30 °C. não foi considerado, pois o condutor não estar no solo. vai ser 0,65, pois é o valor para quatro agrupamentos. Com o valor de , vamos à tabela de condutor e acha a seção de 0,5 mm2.
E pela Queda de Tensão temos:
ΔV
Com esse valor de ΔV, vai gerar uma seção de 1,5 mm2.
Agora é escolhido a maior seção, que nesse caso foi 1,5 mm2.
Circuito 2
Corresponde a iluminação da cozinha, varanda, área de serviço, sanitários 2 e 3 e suíte 2.
Seção mínima = 1,5 mm2