social
Ética e Serviço social
Na historia oque mais marcou foi a grande desigualdade social, com tudo a corrupção, intolerância democratização em relação com o poder e a defesa dos direitos humanos que ganhou importância na capital.
Marcado por um período de muito trabalho e alienação, uma trajetória com muitas lutas e grandes diferenças sociais.
O livro Barroco tem muitas reflexões e ensinamentos contidos pela Prof- Maria Lucia Barroco por suas pesquisas dos fundamentos filosóficos, teóricos, políticos e culturais com base de moral para os assistentes sociais e contribuição de uma melhor compreensão e consolidação para uma sociedade melhor e igualdade.
O Significado ontológico do trabalho
Para Marx, o trabalho é o fundamento ontológico-social do ser social; é ele que permite o desenvolvimento de mediações que instituem a diferencial idade do ser social em face de outros seres da natureza. As mediações, capacidades essenciais postas em movimento através da atividade vital, não são dadas a ele; são conquistadas no processo histórico de sua autoconstrução pelo trabalho. São elas: a sociabilidade, a consciência, a universalidade e a liberdade.
Essa condição ontológica social no trabalho, na reprodução do ser social, dá a ele um caráter universal e sócio histórico.
O trabalho é uma atividade teleológica, donde o papel ativo da consciência no processo de autoconstrução humana.
A universalidade, a sociabilidade, a consciência e a liberdade são capacidades humano-genéricas, ou seja, sem as quais a práxis não se realiza com suas potencialidades emancipatórias.
A valoração de um objeto supõe sua existência material concreta. Por isso, o valor não é uma decorrência apenas da subjetividade humana. Assim se coloca o caráter objetivo dos valores; eles sempre correspondem a necessidades e possibilidades sócias históricas dos homens, também supõe formas de interação cultural entre os homens. Nesse sentido, a vida social se constitui a partir de várias formas, cuja