Atlas
Úlceras de pressão: uma prioridade em Cuidados Paliativos? – Estudo de caso Autores
Silvia Patricia Fernandes Coelho*, João Neves Amado**, Armando Manuel
Gonçalves de Almeida***, Maria Clara Lopes Peixoto Braga****, Paulo Alves*****
Apresentadores
Silvia Patricia Fernandes Coelho*
Introdução: Os Cuidados Paliativos são uma resposta organizada à necessidade de tratar, cuidar e apoiar activamente doentes na fase final da vida, bem como suas famílias, garantindo a melhor qualidade de vida possível. A úlcera por pressão é uma complicação secundária em cuidados paliativos mas que pode originar efeitos adversos a nível físico e psicológico em cada paciente e sua família.
Objectivos: O objectivo deste estudo de caso é avaliar as necessidades e prioridades para prevenir e tratar a úlceras de pressão em doentes de cuidados paliativos. As opções terapêuticas implementadas visavam a prevenção de infecção, conforto, redução do trauma e dor durante o tratamento.
Metodologia: Estudo de caso - senhora de 79 anos de idade, com doença oncológica avançada e alto risco de desenvolvimento de úlceras de pressão. Esta apresentou várias alterações a nível da pele que se encontrava seca, extremamente frágil e fina. Em dois meses de internamento adquiriu uma úlcera de pressão no cotovelo relacionada com a imobilidade e torção. A pele foi avaliada a diariamente, a ferida foi fotografada e as alterações tecidulares foram documentadas após cada tratamento. A presença da úlcera de pressão não causou outros danos à pele circundante.
Resultados: As dimensões da ferida reduziram de 4x3 cm para 3x2 cm ao longo de 20 dias. Inicialmente apresentava segundo a escala de avaliação de sintoma de Edmonton – ESAS, um score de 8 e durante o tratamento à ferida um score de 5, segundo a escala analógica da dor – VAS, após a intervenção os scores diminuíram para 5 (ESAS) e 2 (VAS). O material de penso (penso hidroactivo com base de