ATLAS
Alelos: são formas alternativas de um gene. Se para um determinado loco existirem mais de dois alelos, na espécie, eles são chamados alelos múltiplos ou membros de uma série alélica.
Aminoácidos: são moléculas orgânicas que compõem as proteínas. Cada aminoácido é formado por um grupo amino, um grupo ácido e um resíduo molecular específico.
Autofecundação: é a fecundação entre gametas masculino e feminino, originados por um só ancestral.
Cariótipo: é o conjunto de cromossomos de uma célula diplóide, característico da espécie. No caso humano o cariótipo se constitui por 23 pares de cromossomos homólogos.
Codominância: propriedade do alelo de um gene expressar-se sem encobrir ou mesmo mesclar sua expressão com a de seu outro alelo, em indivíduos heterozigóticos.
Códon: trinca de bases em uma molécula de DNA ou RNA, especificando um só aminoácido.
Cromátides: os dois filamentos paralelos de cromatina, conectados pelo centrômero, que constituem um cromossomo após a síntese do DNA.
Cromatina: associação de DNA e proteínas da qual são compostos os cromossomos.
Cromossomos: componentes do núcleo celular formados por DNA e proteínas. É a unidade do genoma, visível como entidade morfológica somente durante a divisão celular.
Cromossomos homólogos: são os cromossomos que compõem cada par do cariótipo e contém os mesmos locos gênicos.
Cromossomos politênicos: são cromossomos formados por politenia, processo que envolve o pareamento dos cromossomos homólogos seguidos de replicações sucessivas. Seu aspecto geral é de uma longa fita com diferentes padrões de bandas transversais.
Crossing over: a troca recíproca de segmentos entre cromátides de cromossomos homólogos, uma característica da prófase da primeira divisão meiótica.
Cruzamento-teste: quando estamos fazendo um cruzamento e não sabemos se o indivíduo dominante é homozigoto ou heterozigoto, realizamos