atlas
Tem como objetivo, contribuir para um ambiente mais sustentável, através da elaboração de minhocários e conscientizar os jovens para reaproveitamento do lixo orgânico.
O projeto terá inicio no dia vinte e três de março de dois mil e treze na sede do G. E. Tupi Guarani, com a apresentação do mesmo para o grupo e com a solicitação de materias para a montagem (sem data de término). Juntamente com o minhocário, será elaborado um jardim suspenso, que terá um catálogo exposto ao lado com a numeração de cada flor/folhagem, explicando a origem da espécie.
O que é um minhocário doméstico?
É um sistema de reciclagem do lixo orgânico caseiro, com minhocas transformando restos de alimento em adubo. Esse processo - chamado de vermicompostagem - rola dentro de caixas plásticas cheias de terra, onde as "operárias" mandam ver nas sobras de rango, digerindo esse material e gerando um húmus superfértil no lugar. Para ter uma ideia do potencial ecológico dos minhocários, dados do Ministério da Agricultura revelam que, diariamente, o Brasil produz cerca de 144 mil toneladas de lixo orgânico, o que corresponde a 60% do lixo urbano. Essa sujeira toda acaba indo para aterros e lixões, onde, muitas vezes, acaba poluindo os lençóis freáticos, entre outros problemas socias. Se esse material entrasse na dieta das minhocas domésticas, por dia teríamos nada menos que 86 mil toneladas fresquinhas de húmus!
Veja como as operárias da terra transformam lixo orgânico em adubo:
1. O minhocário é composto de três caixas plásticas, sendo que as duas de cima são cheias de terra. No recipiente superior, ficam as cerca de 200 minhocas que vão tocar o trabalho. Em geral, são usadas minhocas californianas, "especialistas" em restos orgânicos.
2. Sobras de rango, como cascas de legumes e pedaços de frutas, são então despejadas nesta caixa. Mas nem tudo pode ir para o "prato" das minhocas. Na lista dos alimentos vetados estão as